Be Loli Bee
Be Loli Bee

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O que é decora?

Yoo minna-san! Bom, resolvi fazer um post sobre Decora-kei (também conhecido como Fruits-kei), pois vi que várias meninas nos outros estilos tem uma visão meio que errada.
Ok, let's go!







Vamos começar com a definição do que é decora.

O que é Decora? Decora é um estilo de moda de rua fundada em Harajuku durante o final da década de 1990, baseada na revista FRUiTS, e que teria sido originada por Tomoe Shinohara. Abreviação de "decoration",  consiste em como ele é chamado: a auto-decoração. O estilo é composto de camadas de roupas, acessórios, brinquedos e qualquer outra coisa que alguém poderia ser capaz de incorporar em um outfit. O tema básico do Decora é olhar como criança, como possível, com suas cores vibrantes, personagens e maquiagem, como uma versão extrema de "vestir-se" transformando em um estilo de moda com as normas e diretrizes gerais que devem ser seguidas, como qualquer outro tipo de moda! 

Oh yeah, Decora tem regras! Não é só tacar quilos de acessórios e "ok, estou decora"... Mentira, é meio que isso sim.



Mas... Claro, que as regras existem, e são mil vezes mais flexíveis e "quebráveis" do que em lolita. Isso é obvio.

130629-6783

But vamos continuar.

Lembrem-se: Decora não é  Lolita, não é Fairy Kei, não é Oshare Kei e muito menos Cosplay.


Em Decora (tal como em lolita), existem alguns subestilos.



Original ou Casual Decora.


Esse é um subestilo que quase todas as Decora iniciantes seguem. Não existe regra de cores, e nem de peças que você deve evitar. Basta pegar o que você acha fofo, coordenar e quando você gostar do resultado final você está pronto!

 photo OCDecora11.jpg photo OCDecora4.jpg


Pink Decora.

O pink Decora é um estilo fácil de identificar. Este estilo é o mais comum de Decora que você vai ver lá fora, por causa do que ele é, camadas e camadas de rosa (Quem não ama isso?)


Este estilo (obviamente) enfatiza a cor rosa com notas de toques vermelhos, brancos ou muito pouco de preto. Os tons de rosa podem variar ao longo do outfit, mas mais frequentemente é Rosa Choque o foco principal do estilo.




Dark Decora ou Koteosa.

Além da nova variação, Decololi, Dark Decora é provavelmente o menos popular dos quatro estilos por causa de seu foco em um mais gótico ou Visual-Kei ao invés de uma aparência child-like (que é o Decora tornou-se a ser conhecido por), mas tem ganhado cada vez mais popularidade! 



Assim como Pink Decora, a variedade de cores é limitada e principalmente preto com muito pequenos toques de cor, como branco, roxo, verde, vermelho ou rosa. Acessórios mais escuros são usados ​​para este modelo, como Gloomy Bear, Kuromi, Badtz-Maru e etc. Estampas de leopardos, xadrez,camisetas de anda ou marcas famosas também são populares. 

Mesmo que Dark Decora seja principalmente sobre a cor preta, alguns Dark Decora-chan preferem a ramificar-se do regime quase-tudo cor preta e representam quase metade de sua roupa branca para contrastar!




Decora Lolita.

Não. Não, não e não. Deco lolita não é nem nunca será o mesmo que Lolita OTT. OTT lolita foi inspirado em Fairy Kei (que é assunto para outra conversa), e não em Decora.

 photo Decololi9.jpg
 photo Decololi1.jpg

Decololi é relativamente novo-na-cena, e é um crossover entre Sweet Lolita e Decora! Lolita e Decora são ambos modas japonesas populares, por isso não é de admirar quando chegaria um momento em que são misturados em uma roupa fofa, super acessorizada! Roupas Decololi são mais vibrantes e brilhantes em cor como Decora, (em comparação com Sweet Lolita) e enfatiza principalmente em rosa e vermelho com muitas camadas e afins. Este estilo segue basicamente as diretrizes do Sweet Lolita, mas com todos os toques acessorizantes e infantil de Decora com suas cores brilhantes, tictac de cabelo, jóias e bolsas. Pequenos chapéus ou arcos de cabelo são usados ​​em vez de headdresses. 





Mais sobre Decora.

Angelers: é o apelido quem usa a marca do japonês Takuya Angel! Takuya Angel é popular na cena cyberpunk de Tóquio e, como tal, é muitas vezes erroneamente associada a Decora. Roupas de Takuya Angel são inspiradas e incorporam uma variedade de desenhos japoneses tradicionais com moda de rua moderna ou aspectos góticos e normalmente é muito brilhante e vibrante de cor e padrão.

Kigurumi e Cyberpunk: Na comunidade Decora, essas duas culturas são muito associadas a Decora. Embora no Brasil tenha uma mentalidade "Argh, é diferente mmimimi", no Japão tudo pertence a Decora-kei e pronto final.

Aonde comprar? Aqui tem uma lista perfeita, com o nome de todas as lojas para um Decora perfeito.

Decora-keis famosos: O tão conhecido Junyaan, a Kurebayashi e a Horie são bem famosos, na minha opinião.

De brasileira nós temos a Mako, do blog Harajuku Br.
Ela fez esse vídeo super lindo com a Kao, explicando como que um Decora inicia seu visual.



Mais fotos?


Bom, quando eu fui fazer essa postagem, eu re-entrei em muitos sites de J-Fashion que eu não entrava antes e TADÃ, muitos outfits legais e novos. Vamos lá?



Olive des Olive T-Shirt & Necklaces130526-2224
130403-7569130403-7470130223-4255
 photo OCDecora9.jpg photo PDecora2.jpg


Bom gente, é isso ♥ Espero ter esclarecido dúvidas de algumas pessoas ^3^~

Até o próximo post!

Owari.

。◕‿◕。

2 comentários:

  1. Eu sempre achei exagerado demais hahah mais eu já montei um outfit decora só para tirar fotos e até que foi bem legal *-* seu post ficou bem legal...
    Emily Jacky

    ResponderExcluir