Be Loli Bee
Be Loli Bee

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dicas lolita para Dollers.

Bom, inaugurando de verdade meu blog, um post sobre lolita para dollers e desenhistas. E para iniciantes também, mas isso vai estar em mais ligado à "como fazer seu desenho não estar ita" do que para ensinar as manhas do estilo.


Bom, vamos começar do inicio. O que é lolita? Lolita é uma moda. Não é cosplay. Não é sexy. E tem regras. Antes que comece o mimimi de "Elitismo, isso de criar regra é rídiculo" coisa e tal, as regras não são tão ruins assim! E são facéis! Todos os estilos (gótico, punk, clubber, lolita) possuem características básicas. Não são "regras" propriamente ditas, porém, sem elas, o estilo fica descaracterizado; não é mais "o estilo em si" e sim "inspirado no estilo".

Regra 0: Manterás o básico.

Por quê regra 0? Pois são as coisas básicas sobre lolita, que muitas pessoas já devem saber (ou não). São erros comuns de quem não conhece o estilo.

Saia na altura do joelho. Outfits mais sérios podem ter a saia um pouco abaixo do joelho (até a canela, em alguns casos) enquanto outfits mais infantis podem ir até um pouco acima dele. Porém nada mais curto que isso! Apenas em erololi (e em alguns punkloli) a saia pode ficar UM POUCO (em dolls, questão de 4 a 5 pixels.) acima do padrão, mas são exceções.

♥ Comprimento ideal ♥


Não haver um contraste muito grande de cores. Não é regra, apenas bom senso mesmo para as novatas/pessoas que não conhecem bem ainda. É um pouco difícil rosa bebê ficar bom com preto, por exemplo, nem vermelho com preto. Branco e preto também não é muito bem visto pelas lolitas, porque lembra roupas de maid, mas se bem coordenadas, estas cores podem ficar muito boas.

•Péssimo uso de P&B.•

• Bom uso de P&B.•



• Evite vestidos com muita renda.
• Uma imagem vale mais que mil palavras. Preciso dizer mais? 


Primeira: Não esquecerás a anágua. 


Cara, o que faz uma lolita? A sua saia rodadinha, right? Então, por baixo daquela saia rodada, sempre tem uma anágua! Elas podem ser feitas de tule, filó ou serem apenas armações de arame. Existem duas formas básicas de anáguas: Em cupcake (ou sino) e A-line. Então não esqueça a anágua. Pode não parecer grande coisa, mas faz um mundo de diferença!

A cupcake é a mais famosa. Sua saia rodada começa a alargar desde a cintura, e literalmente te transforma em um lindo sino :D É muito usada em Sweet lolita, Country e Old School, além de seus respectivos sub-gêneros.
♥ Cupcake ♥

~*♥*~
A-line pode não ser a mais famosa, mas é a mais usada em gêneros diferentes. Pelo menos na minha opinião. Elas são com volume quase nulo na cintura, e ele vai alargando até a barra. São muito usadas em Classic, Sailor (embora eu já tenha visto sailors usando cupcake), Gothic e sub-gêneros.


♣ A-line ♣

~*♣*~
Aí você vem e me fala "Tia, mas eu tenho que desenhar a anágua sempre? D:" Não, não e não. Isso é apenas para você saber que aquele volume extra mágico não vem do nada. Eu recomendo, até você pegar o jeito, fazer o contorno da anágua :3 Tipo nisso.

♥Cupcake e A-line♣
Base por Yzah


Segunda: Manterás seu amor por anime longe de lolita.


É, minhas caras otomes do meu kokoro. Lolita não é cosplay. Algumas lolitas até gostam de anime. Só que entra o maior problema: é principalmente graças a animes e mangás que as garotas acabam conhecenco o estilo lolita. E no meio "otaku" tem muitas personagens usando roupas teoricamente do estilo lolita, mas que na realidade falta(m) alguma(s) característica(s) básica(s).

Soma-se a isso o fato do estilo lolita, por causa do livro, ter a má-interpretação de ser algo "sexy". E assim surgem garotas fazendo outfits lolita baseados na Misa-Misa, de Death Note, que nada tem de lolita.


Como dá para ver, a roupa é muito aberta, não há a saia nem mesmo em formato de sino, até pela falta de comprimento da mesma. Corsets podem aparecer em lolita, mas não são necessários e nem transformam um conjunto em lolita. E, como se não bastasse, a Misa é sexy. Usa roupas curtas e que ressaltam as curvas. Não fica infantil. No máximo, Misa é inspirada no estilo lolita, por mais meiga e fofa que seja.

Outra: As infames orelhinhas de gato, coelho ou qualquer outro animal "kawaii" também devem ficar bem longe. Claro, salvo algumas raras exceções. E sem esquecer dos outros acessórios super "kawaii desu" do seu personagem favorito, como perucas multicoloridas, uniformes de empregada, botas com penduricalhos entre outros. Deixe-os longe, bem longe.
 • No desu 


Resumão:A Misa Misa não é lolita, nem a Chii, nem as personagens de Rosen Maiden, nem de Kuroshitsuji, por isso, não copiem roupas de personagens de animes porque em 99% dos casos os autores não pesquisam a fundo o estilo, apenas tem uma visão parcial, como a maioria dos otakus.

Terceira: Não farás nada sexy.


Cara, uma das regras mais importantes na minha opinião. Lolita não é sexy e ponto acabou! Muitas pessoas, até mesmo pelo livro "Lolita" (que não tem nada a ver com a moda) ou pelo termo lolicon ("gíria" para pedofilia em animes/mangás), pensam que lolita é sexy! Véi, cobrir 85% do corpo é muito sexy, aham sei. Troféu joinha pra você. 

Até mesmo Ero lolita não é sexy. Apesar do nome "Ero", o sub-estilo continua pertencendo à moda Lolita, ou seja, terá de usar saia em volta do joelho, ou um pouquinho mais curta, e não mostrará as pernas, e continuará a usar meias. A única diferença nesse sub-estilo é que você pode ousar um pouco mais, como não usar mangas, saia um pouquinho acima do joelho, etc.


• Isso não é lolita •

♥ Ero-lolitas perfeitas.♥


Quarta: Não usarás más referências.


Eu nem ia fazer essa regra, mas pesquisando imagens para por aqui, resolvi fazer. 
Ao menos que você seja específica, o Google Imagens não é um bom lugar para aprender sobre a Moda Lolita, muito menos para dollear uma lolita. Com uma pesquisa básica por lolita, você encontrará coisa que não tem absolutamente nada de lolita! Então até ter os olhos treinados, cuidado com o que você vê pela net. Lembre-se da regra 0. :D


Então... É isso, espero ter ajudado e não quero ver ninguém fazendo ita por ai hein :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário